Movida por aí: Guarda do Embaú

Em 20.01.2016   Arquivado em Movida por aí

Nem mesmo a fama das ondas, a divulgação das pousadas charmosas e o visual diferente da Guarda transformaram a praia em uma muvuca de verão, ainda que receba cada vez mais turistas nessa época.

Ainda muito preservada, quem escolhe a Guarda do Embaú para passar o dia, o final de semana ou as férias, encontra uma vila pequena de moradores, várias opções de barzinhos, casas de suco e açaí, faixa de areia limpa e trilhas de mata nativa que revelam vistas incríveis.

GUARDA

Desde a primeira vez que estive na Guarda, gostei muito do clima leve e bem próximo à natureza, mas foi no final de 2015 que, em uma das trilhas, o boy me apresentou uma parte maravilhosa da região que tinha visto somente por fotos.

Como os dias anteriores foram chuvosos, escolhemos um caminho curto, sem muita lama e mata fechada. Em poucos minutos chegamos ao topo da montanha que divide uma prainha da outra.

GUARDA3

De lá, dá pra ver a parte mais movimentada da Guarda de um lado (como na primeira foto), e de outro uma paisagem com mar agitado, piscinas naturais, pedras e muito menos banhistas, já que só entre as pedras rola tomar banho com segurança. Em um ponto mais distante da vista, vê-se outra prainha que envolve a montanha, essa sim, com uma pequena faixa de areia e a presença de alguns surfistas.

Como o acesso até lá é mais longo e difícil, vimos só de longe a movimentação, enquanto tiramos fotos lindas da paisagem. São 360° de belezas naturais para apreciar e clicar.

GUARDA5

Quem curte muito agito no verão, provavelmente preferiria um lugar com mais opções de bares e baladinhas para ir à noite. Mas se a intenção é calmaria, contato com a natureza e um ambiente de preservação, recomendo muito o passeio. As fotos não fazem jus à beleza da praia, mas espero ter mostrado um pouquinho de tudo que vimos durante a trilha.

A Guarda do Embaú fica na cidade de Palhoça, a poucos quilômetros da capital de Santa Catarina, Florianópolis. De lá você leva lembranças gostosas, momentos bons e muitas fotos. Aproveite para levar também o seu lixinho e deixar flores, conchas e outras belezuras exatamente onde estão. Combinado? ;)

GUARDA2

Força, equilíbrio e amor.

GUARDA6

Bônus: usem filtro solar! Rolou um sapecão duplo e eu e o Rafa passamos a última semana do ano trabalhados na cor Rosa Calamed.

  • Dani Menezes

    Em 20.01.2016

    Estive na guarda no finalzinho de setembro logo depois de uma super chuva. Não deu para fazer trilhas nem nada, mas aproveitei a praia deserta. Como estava ventando muito, também não deu para dar aquele “tchibum” gostoso, mas ficou a vontade de voltar e aproveitar agora, nesse verão bom!

    Uma delícia!

  • Thaysa

    Em 20.01.2016

    Eu não me encorajei a dar aquele “tchibum” gostoso também, só me molhei aos pouquinhos, porque a água estava bem gelada. Quem sabe na próxima! hehe