Vida de freela: como encontrar trabalho na internet

Em 30.11.2016   Arquivado em Tecnologia, Vida de freela

como-encontrar-trabalho-internet

Já começo o post de hoje com uma boa notícia, já que o título contém spoiler: mesmo o networking permanecendo a melhor maneira de encontrar trabalho, é possível buscar oportunidades sem sair de casa!

Em áreas como Design, Programação, Tradução e Produção de Conteúdo, há várias maneiras de conseguir trabalhos como freelancer e ainda aumentar sua rede de contatos com pessoas que tenham afinidade criativa com o que você faz ou possam complementar seus serviços futuramente. Lindo, né?! E não é feitiçaria, é tecnologia!

Sites de Freelas

Em um cenário ideal, a gente já começa a vida de freela como uma boa carteira de clientes e têm trampo e dinheiro garantidos, mas quase sempre não é assim que funciona para quem está começando. Ainda bem que, seja pra quem é experiente ou pra quem ainda está embarcando na ideia, existem diversas plataformas online que conectam você e seu futuro cliente. Algumas delas são Escola Freelancer, 99freelas, 99designs, Meu Redator e Crowd. Mas tem outras tantas por aí!

Facebook

De certa forma, os grupos de Facebook tapam um pouquinho do vazio deixado pelas comunidades de Orkut. É possível ser parte de vários grupos diferentes conforme o assunto de seu interesse, e aqui falando de trabalho, há vários espaços que divulgam oportunidades para atuação in loco ou remota. Atualmente acompanho bastante o Digitais SC e o FREELA (Design, Moda, Publicidade e Cinema).

Outra opção bacana é curtir páginas de Facebook relacionadas a vida e divulgação de freelas, empreendedorismo e nova economia.

Lembrando aqui que você também pode prospectar seus clientes de forma ativa, divulgando seu produto ou serviço em grupos específicos. Mas aí vale o bom senso: sempre leia as regras gerais antes de publicar, e não seja o coleguinha spammer da turma.

Por fim, vale também usar seu perfil ou uma página profissional para divulgação do seu trabalho. Se cabe compartilhar uns memes, por que não aproveitar o feed para fazer aquele auto-jabá, não é mesmo?!

LinkedIn

A pastinha de currículos já não circula mais as ruas centrais da sua cidade, mas nem por isso você deixou se precisar se apresentar profissionalmente!

O LinkedIn é uma ferramenta incrível para se conectar a pessoas, empresas, projetos, pesquisar conteúdos específicos e, veja só, descolar clientes novos. Isso depende, claro, de como você dispõe as informações em seu perfil, então já sabe: dados para contato atualizados, experiências listadas de forma verídica e sucinta, menção de cursos relevantes e todas aquelas outras dicas que a gente já tem que saber quando desenvolve o primeiro currículo.

Aplicativos

Já tem site, rede social… Tem como ficar ainda melhor?  Tem sim: habemus aplicativos!

O Prolancer é um bom exemplo de app voltado para oportunidades de freelas. Ele é quase um Tinder, só que profissional. O objetivo é fazer o “match” entre suas habilidades e as demandas de trabalho disponíveis, e para isso a plataforma cruza as preferências do candidato e com as vagas por meio do seu algoritmo.

Outro que promete facilitar a nossa vida é o app JobMe, por enquanto disponível apenas para Android e ainda em fase de testes. Desenvolvido pela empreendedora Fabi Farias e sua equipe, ele promete unir referências do LinkedIn, Catho, Trampos e grupos de Facebook em uma forma moderna e simples de buscar vagas.

Esses são os aplicativos dos quais tenho conhecimento. Confesso que não tive a experiência te utilizá-los ainda para dar um parecer, mas se você já conhece esses ou outros apps legais para compartilhar, deixe nos comentários!


O que se pode concluir com essas ferramentas é que os recursos estão aí, e o empreendedorismo ganha cada vez mais espaço para que novas soluções como essas apareçam a cada dia para que possamos nos conectar profissionalmente de maneira remota.

Seja você a pessoa em busca de jobs, ou mesmo o desenvolvedor de uma nova plataforma de vagas profissionais, todas as boas ideias são bem-vindas e nós somos movidos por elas!