Vida de host [2]: hasta luego!

Em 26.07.2016   Arquivado em Vida de host

IMG_69466

O dia começou apressado aqui em casa. Pauli correu contra o tempo para terminar de fazer as malas, e por volta das sete horas já nos encaminhamos para a garagem de onde o ônibus parte até o aeroporto.

Desde ontem, o tom de nossas conversas foi de despedida. Comemos arepas e licor de café colombiano, conversamos sobre alguns momentos das últimas semanas e, de certa forma, tentamos distrai-la para que não ficasse tão triste.

Mas nunca é fácil dizer tchau. Ainda que saibamos desde o início que a experiência de intercâmbio tem apenas algumas semanas, é inexplicável como criamos laços e compartilhamos sentimentos e histórias. Parece pouco tempo quando é hora de se despedir, mas são dias suficientes para sentir que sua família aumentou.

Ser host é assim mesmo: ser um pedacinho da família de alguém em outro país. Oferecer o básico em termos de hospitalidade e conforto, e em troca conhecer uma nova cultura e, acima de tudo, uma nova pessoa, com expectativas, receios, qualidades, muitas coisas a ensinar e vontade de fazer do intercâmbio voluntário a melhor experiência possível.

Já sentimos saudades da Paulina, de suas amigas Dani e Camila, e de todos os momentos de diversão e aprendizado que tivemos. De uma coisa, porém, temos certeza: elas se desenvolveram bastante como pessoas e aproveitaram muito o tempo em que estiveram em Blumenau.

Bueno, no siendo más! Agora nossas meninas colombianas estão a caminho da última etapa da aventura: vão para o Rio de Janeiro. Serão três dias de passeio para conhecer os principais pontos turísticos e se despedir do Brasil com samba, sol e simpatia.

Com as portas e o coração sempre abertos para vê-las novamente, que nossa despedida seja um “hasta luego”, e que possa tomar muitos cafés colombianos ao lado dessas rumberas que aprendi a amar tanto.

Como dijo Mickey Mouse? Todo el mundo pa su house!