Vida de host [2]: primeira semana

Em 15.06.2016   Arquivado em Vida de host

Ontem fez uma semana que recebemos a Paulina, da Colômbia, e começamos uma nova experiência como hosts pela AIESEC. Apesar da friaca que está fazendo em Blumenau, minha nova hermana está se adaptado super bem à rotina, ao projeto e à cidade. Hoje vim contar um pouquinho sobre a nossa primeira semana.

paulina1

Fotos do celular

Ser host pela segunda vez é mais leve. É claro que ficamos ansiosas para conhecer pessoalmente a menina que moraria conosco nas próximas semanas, mas dessa vez sem aquela preocupação toda, já que ano passado desconstruímos vários receios relacionados à hospedagem, como contei aqui.

A Paulina chegou no dia 7 de junho com outras duas amigas que estudam com ela na universidade, em Manizales. No primeiro momento a comunicação foi trilíngue, porque eu falo portunhol, ela fala espanguês e ambas falamos inglês. O que não conseguíamos compreender em nossas línguas nativas, improvisávamos com o terceiro idioma. Mas antes mesmo de chegar em casa (eu fui buscá-la na rodoviária) já estávamos conversando de forma bem natural.

No mesmo dia em que chegou, ela já conheceu o restante da minha família, já que meu irmão era o aniversariante do dia. Minha sobrinha, Mariah, se empolgou com a chegada da nova amiga e desatou a falar super rápido. Resultado: Pauli não entendia nada, mas como lhe deu atenção, para a pequena estava tudo certo.

No dia seguinte, quarta, Paulina já começou seu projeto social na ONG Lar Betânia, e teve seu primeiro contato com o transporte público da cidade. Como ano passado passamos por um sufoco na primeira semana, dessa vez fiz um mapinha à mão com várias informações sobre os ônibus, e deu super certo. Depois do expediente, Paulina já voltou pra casa sozinha e sem dificuldade alguma.

À noite, fomos a um bar super bonitinho da cidade chamado Baader, com decoração germânica, várias opções de cervejas e cafés e muitos lanches diferentes no cardápio, comparando ao que é servido na Colômbia. Paulina conheceu algumas das minhas amigas e mostrou que não tem dificuldades para se entrosar.

Quinta-feira ela teve o primeiro encontro com os outros intercambistas que estão na cidade, e isso com certeza deu um gás em sua experiência. Felizmente o grupo de trainees é bem grande, sendo seis ou sete meninas da Colômbia (quase todas estudam juntas), e outras pessoas da Alemanha, Itália, França e México.

Sexta é o dia de folga dos trainees em seus projetos, então eles aproveitaram para passear pelo centro de Blumenau e visitar o Zoo de Pomerode, a cidade vizinha. Também conheceram a famosa confeitaria Torten Paradies, parada quase obrigatória para quem decide turistar por lá.

paulina2

Sábado participamos do Global Village, evento promovido pela AIESEC para que o pessoal compartilhe um pouco da cultura de seu país. O encontro foi em frente a um dos setores da Vila Germânica, importante ponto turístico, e ocorreu durante o dia inteiro. Para quem ainda não prestigiou, vale a pena conhecer, especialmente se pensa em fazer um intercâmbio social ou hospedar alguém.

À noite, os trainees se reuniram para ver o jogo da Colômbia contra a Costa Rica, e depois nos encontramos no Factory. Foi bem divertido conhecer alguns membros da AIESEC, dançar e cantar com o povo todo e apresentar a famosa caipirinha. O frio quase nos manteve debaixo das cobertas, mas valeu a pena sair com eles! No fim das contas, fizemos uma montanha de casacos e todos curtiram muito.

Domingo foi dia de domingar, claro. Acordamos tarde e ficamos lagarteando no sol. A Camila, também da Colômbia, veio dormir aqui em casa e aproveitou o domingo com a gente. Antes de deixá-la na casa de sua host, mostramos a elas a vista do Portal da Saxônia ao entardecer, de onde se pode ver boa parte da região central da cidade e alguns bairros próximos.

paulina3

A nova semana começou sem grandes novidades, mas com a certeza de que como hosts vamos aproveitar muito essa nova experiência, assim como a Paulina está empenhada em fazer do seu tempo no Brasil o mais incrível e produtivo que puder.

Continue me visitando para acompanhar os resumos!